Spyic Logo
Atendimento 24 Hrs

+55 11 94979-0656

contato@spyic.com.br

Blog

Detetive particular no Brasil

A profissão reconhecida internacionamente como uma atividade legal tem sua base discriminada em no Brasil, muitos operam na ilegalidade sem conhecimentos de causa e podem até comprometer os seus dados por mera ignôrancia sobre o processo decorrente da lei brasileira.

Há quase 60 anos a profissão de detetive particular tem sido explorada por homens e mulheres que trabalham quase que anonimamente sobre os mais diversificados assuntos.

No Brasil, foi reconhecida parcialmente por leis que asseguram o pleno exercício da profissão, mas com grandes lacunas, visam so o aproveitamento de recolhimento de impostos e leis contra a invasão ilegal de dispositivos e dados que podem ser vazados no decorrer do tramite investigativo.

A maioria dos detetives particulares operam sobre a esfera conjugal, essa a principal vertente que vem sendo procurados a anos para poderem investigar sobre traições no casamento, vem sendo explorada pela maioria dos profissionais.

Porém, há varias áreas de atuação do detetive, e todas elas precisam de conhecimentos de causa, e uma organização de trabalho para que a equipe e o detetive particular resposável possa executar com clareza o objetivo a ser definido pelo cliente.

Sendo assim, sem a regulamentação necessária para a profissão se tornar legalmente observada pela união, torna-se necessário de mídias externas, a maioria comprada, para que o fator confiança exerça força em negociações entre o cliente e o profissional, na maioria das vezes desqualificado pois não há uma certificadora oficial nomeada para tal atividade profissional.

Entretanto, muitos profissionais qualificados no brasil, exercem com êxito em suas funções, sendo estes qualificados por entidades que ministram cursos e palestras sobre investigação profissional.

Entidades que ministram cursos são obviamente necessárias, pois qualificam o detetive particular para uma objetividade e qualidade melhor de seus exercícios, porém nem sempre são reconhecidos pela maioria dos públicos que os contratam.

O que rege a profissão é com certeza o caráter do profissional a ser contratado, pois não há um estatuto firmado para poder regulamentar essa profissão que também age com conhecimentos policiais.

Um detetive profissional trabalha nos regimentos das leis seguindo as regras da polícia, porém somente os investigadores da polícia detem as normativas que exercem com poder jurídico e os protegem de diversas formas.

Detetive particular é o único que possui uma lei que possibilita que ele trabalhe em conjunto com a polícia.

O profissional de investigação privada, pode também, fazer parcerias com advogados, para resolver os problemas comuns em uma investigação criminal, investigação defensiva, e também na área de investigação forense.

O provimento de lei que versa sobre o assunto citado é a lei 188/2018 da OAB.

Concluindo, a profissão que poderia ser mais respeitada entre a população acaba virando personagem de quadrinhos, quais os mesmos tem superpoderes que o detetive particular na vida real, poderia ter em lei para os proteger e gerenciar melhor seu público que precisa de serviços de investigação profissional.

Artigo publicado no site JUSBRASIL

Compartilhe

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

Deixe seu comentário

×