Quem usa detetive e famoso: casos reais e fictícios
Os detetives são profissionais que se dedicam a investigar casos misteriosos, seja na vida real ou na ficção. Eles usam sua inteligência, sua observação e seus recursos para descobrir a verdade e solucionar crimes, fraudes, traições e outros problemas. Mas quem são as pessoas que usam detetive e famoso? Neste artigo, vamos apresentar alguns exemplos de casos reais e fictícios que envolvem detetives e pessoas famosas.
Casos reais
- O caso Al Capone: um dos gangsters mais famosos da história dos Estados Unidos, Al Capone foi o líder de uma organização criminosa que controlava o contrabando de bebidas alcoólicas durante a Lei Seca em Chicago, nos anos 1920 e 1930. Ele também era acusado de vários outros crimes, como extorsão, corrupção, assassinato e evasão fiscal. Para capturá-lo, o governo americano enviou um grupo de agentes do Tesouro liderados por Eliot Ness, um detetive que ficou conhecido como um dos Intocáveis, por sua honestidade e coragem. Ness e sua equipe conseguiram reunir provas suficientes para condenar Capone por sonegação de impostos em 1931. Capone foi preso e morreu na prisão em 1947. A história de Ness e dos Intocáveis foi adaptada para o cinema, a TV e os quadrinhos.
- O caso Madeleine McCann: um dos casos mais famosos e misteriosos da atualidade é o desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann, que tinha apenas três anos quando sumiu de um resort em Portugal, em 2007. Seus pais, Kate e Gerry McCann, estavam jantando com amigos em um restaurante próximo ao apartamento onde estavam hospedados com Madeleine e seus dois irmãos gêmeos. Eles afirmaram que deixaram as crianças sozinhas no quarto e que iam verificar se elas estavam bem a cada meia hora. Em uma dessas verificações, eles perceberam que Madeleine não estava mais na cama. Desde então, a polícia portuguesa e a britânica iniciaram uma busca pela menina, mas sem sucesso. Os pais também contrataram vários detetives particulares para tentar encontrar pistas sobre o paradeiro de Madeleine, mas nenhum deles conseguiu resolver o caso. Até hoje, o destino de Madeleine é desconhecido e há várias teorias sobre o que aconteceu com ela.
- O caso Johnny Depp: o ator americano Johnny Depp é um dos mais famosos de Hollywood, conhecido por seus papéis em filmes como Piratas do Caribe, Edward Mãos de Tesoura e Alice no País das Maravilhas. Em 2015, ele se casou com a atriz Amber Heard, mas o relacionamento acabou em um divórcio conturbado em 2017. Heard acusou Depp de violência doméstica e apresentou fotos e vídeos como provas. Depp negou as acusações e processou Heard por difamação, alegando que ela era a agressora e que tinha armado um plano para arruinar sua reputação e carreira. Para defender-se das acusações de Heard, Depp contratou vários detetives particulares para investigar a vida da ex-esposa e encontrar evidências que pudessem desmentir suas alegações. O caso ainda está em andamento na justiça.
Casos fictícios
- O caso Sherlock Holmes: o detetive mais famoso da literatura é Sherlock Holmes, criado pelo escritor britânico Arthur Conan Doyle em 1887. Holmes é um gênio da dedução que usa sua lógica, sua ciência e sua observação para resolver os casos mais intrigantes da Inglaterra vitoriana. Ele conta com a ajuda de seu fiel amigo e assistente, o Dr. John Watson, que narra suas aventuras em livros e contos. Um dos casos mais famosos de Holmes é o do cão dos Baskerville, em que ele investiga uma maldição que assombra uma família aristocrática que vive em uma mansão cercada por um pântano. Holmes também enfrenta seu arqui-inimigo, o professor Moriarty, um gênio do crime que comanda uma rede de criminosos. Holmes é um personagem tão popular que já foi adaptado para o cinema, a TV, os quadrinhos e os games.
- O caso Hercule Poirot: outro detetive famoso da literatura é Hercule Poirot, criado pela escritora britânica Agatha Christie em 1920. Poirot é um detetive belga que vive na Inglaterra e usa seu “poder das células cinzentas” para solucionar os casos mais complexos de assassinato. Ele é conhecido por seu bigode impecável, seu sotaque francês e sua mania de arrumação. Ele também conta com a ajuda de seu amigo e assistente, o capitão Hastings, que narra algumas de suas histórias. Um dos casos mais famosos de Poirot é o do assassinato no Expresso do Oriente, em que ele investiga a morte de um passageiro em um luxuoso trem que atravessa a Europa. Poirot também é um personagem muito popular que já foi adaptado para o cinema, a TV, os quadrinhos e os games.
- O caso Fox Mulder & Dana Scully: uma dupla famosa de detetives da TV é Fox Mulder & Dana Scully, os agentes especiais do FBI que protagonizam a série Arquivo X, criada por Chris Carter em 1993. Mulder & Scully investigam casos obscuros envolvendo fenômenos paranormais e invasões alienígenas. Mulder é um crente que busca a verdade sobre o desaparecimento de sua irmã abduzida por extraterrestres quando era criança. Scully é uma cética que busca explicações científicas para os mistérios que enfrentam. Juntos, eles enfrentam conspirações governamentais, monstros bizarros e perigos mortais. Arquivo X é uma das séries mais cultuadas de todos os tempos e já teve onze temporadas e dois filmes.
Detetives particulares brasileiros famosos
Os melhores detetives brasileiros podem ser considerados aqueles que se destacam por sua competência, sua experiência e sua reputação na área de investigação. Entre eles, podemos citar alguns exemplos de detetives reais e fictícios, como:
- Ed Mort: um detetive trapalhão e divertido criado pelo escritor gaúcho Luís Fernando Veríssimo. Ed Mort fez um curso de detetive por correspondência e trabalha em um escritório em Copacabana, onde resolve casos variados com muito humor e ironia. Ele já foi adaptado para o cinema, a TV e os quadrinhos.
- Mandrake: um advogado criminalista e detetive particular criado pelo escritor carioca Rubem Fonseca. Mandrake é um homem cínico e sedutor que vive no submundo de São Paulo, onde investiga casos envolvendo crimes, corrupção, sexo e violência. Ele já foi adaptado para a TV pelo canal HBO.
- Delegado Espinosa: um policial e detetive criado pelo escritor carioca Luiz Alfredo Garcia-Roza. Espinosa é um homem culto e reflexivo que trabalha na delegacia do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, onde investiga casos complexos e intrigantes. Ele é o protagonista de uma série de romances policiais premiados.
- Léo, Gino e Ângela: um trio de detetives juvenis criados pelo escritor paulista Marcos Rey. Eles são estudantes do Colégio São Judas Tadeu e usam sua inteligência e sua curiosidade para solucionar mistérios que envolvem crimes, roubos, sequestros e outros perigos. Eles são os personagens principais de vários livros da Coleção Vagalume.
- Juarez Falcão: um detetive particular real que atua em Santa Catarina e é o presidente da ABIDEP – Associação Brasileira dos Investigadores e Detetives Profissionais. Falcão é um profissional reconhecido pelas autoridades e federações da classe, além de ser o responsável por uma escola de formação de cursos profissionalizantes de detetive particular.
- Victor Burakov: um detetive real que atuou na polícia russa e ficou famoso por enfrentar o serial killer conhecido como “o açougueiro de Rostov”, que matou 53 pessoas na região russa de Rostov. Burakov foi o responsável por coordenar a investigação que durou mais de sete anos e que levou à prisão do assassino em 1992. Burakov é considerado um dos melhores detetives do mundo e já teve sua história contada em livros e filmes
Filmes de detetive particular
Os filmes de detetives particulares famosos são aqueles que mostram as aventuras e os mistérios que esses profissionais enfrentam em suas investigações. Eles podem ser de diferentes gêneros, como ação, comédia, suspense ou terror, mas sempre têm em comum o protagonismo de um detetive que usa sua inteligência, sua observação e seus recursos para solucionar os casos que lhe são confiados. Entre os filmes de detetives particulares famosos, podemos citar alguns exemplos, como:
- Entre Facas e Segredos: um filme de 2019 dirigido por Rian Johnson que mistura comédia e mistério. O filme conta a história de Benoit Blanc, um detetive particular contratado para investigar o assassinato do famoso escritor Harlan Thrombey, que foi encontrado morto em sua mansão após seu aniversário de 85 anos. Blanc tem que interrogar os familiares e os funcionários do escritor, que são todos suspeitos e têm motivos para matá-lo.
- Uma Cilada para Roger Rabbit: um filme de 1988 dirigido por Robert Zemeckis que mistura animação e live-action. O filme conta a história de Eddie Valiant, um detetive particular contratado para investigar a suposta traição da esposa do astro dos desenhos animados Roger Rabbit, a sedutora Jessica Rabbit. No entanto, Eddie se envolve em uma trama muito mais complexa e perigosa, que envolve o assassinato do dono da empresa de desenhos animados e um plano para destruir a cidade dos cartoons.
- Sherlock Holmes – O Jogo de Sombras: um filme de 2011 dirigido por Guy Ritchie e estrelado por Robert Downey Jr. como o famoso detetive Sherlock Holmes e Jude Law como seu fiel amigo Dr. Watson. O filme mostra a batalha intelectual entre Holmes e seu arqui-inimigo, o professor Moriarty, que planeja iniciar uma guerra mundial através de uma série de atentados terroristas. Holmes e Watson têm que usar suas habilidades de dedução e combate para impedir os planos do vilão.
- Vício Inerente: um filme de 2014 dirigido por Paul Thomas Anderson e baseado no romance homônimo de Thomas Pynchon. O filme conta a história de Larry “Doc” Sportello, um detetive particular hippie que vive na Los Angeles dos anos 1970. Ele é procurado por sua ex-namorada Shasta Fay Hepworth, que lhe pede para investigar o desaparecimento do seu atual namorado, um magnata do ramo imobiliário. Doc se envolve em uma trama confusa e surreal, que envolve drogas, seitas, conspirações e corrupção.
- O Falcão Maltês: um filme de 1941 dirigido por John Huston e baseado no romance homônimo de Dashiell Hammett. O filme é considerado um dos clássicos do gênero noir e conta a história de Sam Spade, um detetive particular que se envolve na busca por uma estatueta de falcão feita de ouro maciço, que é cobiçada por vários criminosos. Spade tem que lidar com a sedutora Brigid O’Shaughnessy, o misterioso Joel Cairo, o perigoso Wilmer Cook e o astuto Kasper Gutman.